24/03/2013

Como rodar jogos .pak em seu PC (OpenBOR)

Gosta de Jogos de Luta? Aprenda o que é e como se deve configura seu OpenBOR e seus arquivos .Pak

O que é Beat 'em up?

Fonte: Reprodução / Capcom
É um estilo clássico de jogo, que geralmente consiste em lutas contra hordas de inimigos em um ambiente bidimensional. Posso citar três exemplos clássicos destes gênero, sendo eles: Captain Commando, Cadillac And Dinossaur e Goldem Axe, sendo eles grandes sucessos dos anos 90 nos arcades mundiais e nos fliperamas da sua cidade, e que depois, migraram para os consoles de mesa. Também existem jogos mais novos que contam com uma mecânica similar. No próprio canal Press Key to Play, já houve dois tutoriais do Jogo DarkBlood Online, MMO de Ação que faz referência ao Beat 'em up em seu mecanismo de batalha (Veja um dos vídeos clicando aqui).



O que é OpenBOR?

Fonte: Reprodução / OpenBOR
OpenBor significa "Open Beats of Rage" e é uma engine usada para criação de jogos Beat 'em up. Ele apresenta suporta para diversas plataformas, como PC, PSP, Dreamcast, PS2, Celulares, Etc e pode trabalhar com as Roms de títulos já existentes do gênero.
Os jogos criados no OpenBOR, não podem ser comercializados, e este fator faz com que a maioria dos desenvolvedores de jogos para esta plataforma "homenageiem" seus jogos prediletos. É bem mais fácil encontrar jogos baseados em franquias como Final Fight, Fatal Fury, Sailor Moon e X-Man para OpenBOR, do que encontrar jogos 100% Originais. Este fator se da também, pela dificuldade de desenhar os sprites dos personagens, e assim, obrigando os programadores a aproveitar as figuras já usadas nos títulos originais das franquias.


O que é o Arquivo / Extensão ".pak"?

A extensão ".Pak" é usada nos arquivos responsáveis por conter todo o conteúdo de um jogo desenvolvido para o OpenBOR. Comparado à emulação de consoles no Computador, o OpenBOR é o emulador e o arquivo ponto ".pak" é a rom.


Tutorial: Como usar os arquivos .PAK e como configurar o OpenBOR no Computador


Vídeo do canal Press Key to Bonus:


Links Úteis:

[LINK] Baixar O Jogo Knights & Dragons 3.3 + OpenBOT (PC / PSP)
[LINK] Beat 'em up pela Wikipédia
[LINK] Página Oficial OpenBOR

Download de Arquivos ".Pak" (Jogos):

(Ainda não achei nenhum site que tenha o conteúdo disponibilizado de maneira organizada, se alguém achar um site assim, por favor, deixe nos comentários deste post que depois eu o atualizo).

O que acharam deste POST? As informações ficaram claras? Alguma sugestão? Deixe ai nos comentários!