30/03/2013

Youtube "ataca" Twith.tv e se Defende do PS4 com novos API's para Gameplay


Novas Tecnologias vão permitir aos jogos a possibilidade de transmissão ao vivo e direta para o Youtube de suas jogatinas, sem Network ou ajuda de outros programas, com direito à monetização e muito mais! 
New Tech API for Games Youtube PS4 TwitchTV
Montagem / Fonte: Google, Sony e Twitch.tv









O Youtube anunciou na GDC 2013(Game Developers Coference) uma série de APIs para que os desenvolvedores dos jogos possam adicionar aos seus títulos, uma opção que permite ao jogador transmitir suas partidas online. Naturalmente, você já deve ter assistido uma livestream de algum gameplay no Youtube, porém, geralmente elas são feitas através da utilização de uma terceira plataforma, como o software X Split, o que pode acabar trazendo uma série de complicações.
Com os jogos nativamente preparados para fazer as transmissões, tudo se tornará mais simples e estável, além de, provavelmente, exigir menos recursos dos computadores na hora das gravação. Porém, não é só isso que demonstra vantagem do novo método sobre o mecanismo de "livestream a moda antiga". Agora também será permitido Monetizar os vídeos durante as transmissões, através dos anúncios tradicionais já conhecidos, mas também através de frames que irão ser lançados pelo próprio Gamer em momentos específicos.




Correndo Atrás da Concorrência



O Youtube já havia realizado experiências com estes tipo de transmissões, e uma das mais bem sucedidas foi a com o Jogo Call of Duty: Black Ops 2 que já permitia esta função nativamente. A ideia proposta pelo maior site de vídeos do mundo é ampliar a opção de títulos com esta função.

Porém, não achem vocês, que a Google esta fazendo isso por pura bondade apenas! Lembre-se que existem várias Plataformas de Streaming ao vivo de vídeos na Web, sendo o mais famoso e bem sucedido deles o Twith.tv, que conta com parcerias oficiais entre desenvolvedoras e produtoras de jogos, além de centenas de gamers que produzem gameplays ou narram campeonatos, tudo isso assistido por milhões de espectadores que ainda interagirem com tudo isso.

Neste aspecto, apesar de estar um "pouco" atrasado, o serviço da Google terá uma vantagem que nenhum outro site tem: Transmissão Direta, sem a necessidade de usar qualquer outro programa, como citado anteriormente.
Tudo pode parecer tranquilo, mas ainda esta chegando um grande "Pac-Man" querendo engolir este mercado: o "Playstation 4". Sim! O Novo console da Sony oferecerá funcionalidades parecidas referentes a transmissões ao vivo convencionais, porém, além da promessa de cobrir 100% dos jogos de sua plataforma, existe toda uma interação social diferenciada agregada a este mecanismo. Dois fatores que vão ser bem difíceis de ser alcançados pelas plataformas on-line atuais.  

New Share Button of PS4 Sony Revolution Stream
Novo Botão Share do PS4 será  usado para compartilhar dados
do Gameplay com amigos e outras plataformas. Fonte: Sony


LiveStream só para os Parceiros de Networks?




E então uma pergunta vem a tona: mas este recurso será abertos a todos ou apenas a aqueles que participam de uma network no Youtube?

Bom, a resposta para isso, acredito que esteja no lançamento de mais uma linha de API's relacionadas a jogos eletrônicos, porém, para as plataformas Android e iOS.

Todas estas funcionalidade de LiveStream vão ser levadas para os jogos de Smartphone também, e logo sou convidado a acreditar que não será só os Parceiros do Youtube que estarão apitos a usar deste recurso,  e sim qualquer um, já que os jogos de Smartphones não fazem parte do interesse dos Gamers Hardcore que acompanham os Gameplays tradicionais. Ou seja, muito provavelmente, teremos livestream para todos!

Machinima FullScream Maker All Network Youtube
Reprodução / Fonte: Reelseo
Outra coisa que reforça esta ideia, é o fato dos vários serviços que oferecem tais recursos, são abertos para todos, como sitado anteriormente, e com um ambicioso PS4 chegando ao mercado, com certeza não será vantagem para a Google restringir as LiveStreams a um "pequeno" grupo de pessoas.
Com tudo isso, outra pergunta vem a mente: " Beleza! Hoje em dia todos podem colocar miniaturas nos vídeos, todos podem monetizar parcialmente seus vídeos, o banner para parceiros se foi com o novo layout, não há mais o botão inscreva-se personalizado, e agora todo mundo vai ter direito a lives! Para que serve ser parceiro de uma Network no Youtube agora?" Bom, no caso da live, não-parceiros já podiam fazer live através do Hangout do GooglePlus, mas este método peca bastante em qualidade. Agora haverá a Live de Gameplays, mas lembre-se, só de Gameplays. Agora se um parceiro de uma network tem que ter o direito exclusivo a X, Y ou Z, esta é uma outra história, bem complexa, e que pode virar artigo futuramente. xD

Mas em relação a estas novas funcionalidades que os jogos terão com o Youtube, você gostou da ideia? Isto vai dar certo ou vai acabar bagunçando ainda mais o Youtube? Deixe sua opinião para gente nos comentários abaixo! 

Fontes: Games Industry