12/04/2013

[EDIT] jRPG Tático na Steam GreenLight esperando seu Voto!

Agarest: Generations of War é tudo aquilo que os gamers de PC não tem acesso hoje em dia: um jogo de RPG com elementos de fantasia, batalhas estratégica em turnos e personagens e enredo característicos de animes. Esta preciosidade pode ficar disponível para compra na Steam, e isso só depende de nós!


Agarest PC Game Japanese RPG anime manga Style Tatical
Reprodução / Fonte:  Ghostlight




Já fazem alguns anos que eu estou privado de me divertir com um dos meus gênero de jogos favoritos, e isso porque resolvi migrar de plataforma gamer (devido forças maiores), que antes era o Playstation 2, e agora é o computador.

Existe toda uma briga em diversos aspectos deste dois universos, PC's e Consoles tem os suas próprias vantagens e desvantagens, e para mim o que sempre provou a supremacia dos consoles, foi a existência de jogos jRPG ( Role-Playing Game Japoneses), é óbvio que esta característica só se aplica às plataformas que viram do oriente (chupa x-brocolis) mas obviamente isto é questão de opinião.


Angel anime girl Ys Origen Falcom PC Japanese RPG
Reprodução / Fonte: Nihon Falcom Corp.
Sempre cacei jogos do gênero para que eu possa desfrutar deste gênero de jogo, porém nunca encontrei algo  que fosse realmente impactante, tudo bem que temos os jogos da série Ys e o desengonçado The Last Renmant, mas nada que pode ser comparado com a riqueza de títulos como Persona 3, Wild Arms 4 ou Dragon Quest VIII e dai por diante ( Alista é longa). Para os Nintendistas ainda tem as aventuras do Lendário Link. Realmente é muito triste ver um tipo de jogo simplesmente não existir para a sua plataforma.

Porém, uma publicadora resolveu ouvir as preces dos amantes do jRPG.
A publicadora inglesa Ghostlight esta tentando encabeçar o gênero no mercado de jogos para computadores. A Ghostlight já faz uma série de adaptações de jogos nipponicos para o ocidente, em títulos para o Playstation 3, Xbox 360 e portáteis, e agora chegou a hora de tentar entrar no mercados dos computadores pessoais.

Nós bem sabemos que a massa da comunidade de PC Gamers realmente não se interessa por este titulo, mas será que isso da pela falta de títulos no mercado? Tudo bem, que realmente existe uma camada de gamers que abominam este tipo de título, por razões preconceituosas na maioria das vezes. Mas veja o sucesso dos MMORPG's, MOBA's e de jogos que não dependem de conexão para funcionarem, como Skyrem e Dark Souls. Será que realmente não existe mercado para isso?

Provavelmente, por este motivo, a publicadora inglesa não dúvida do potencial do mercado e também não chega já com os dois pés no peito. A estratégia adotada é a seguinte: "vamos fazer uma experiência e vamos ver se os PC Gamers querem realmente este tipo de título em suas bibliotecas". É praticamente isso que a empresa esta fazendo com o jogo "Agarest: Generations of War". O Jogo, lançado originalmente em 2009 para PS3, que um ano mais tarde foi portada para 360, vai receber uma versão para PC também, mas para que possa ser vendido na Steam, ele deve passar pela GreenLight da plataforma, ou seja, ele precisa ser votado por um bom número de usuários da Steam para ser vendido.

O Jogo é um clássico jRPG Tático com elementos já conhecidos pela galera dos consoles: batalhas estratégicas em turnos, utilização de itens e magias, enredo profundo, personagens carismáticos no estilo anime, garotas bem dotadas, trilha sonora tradicional de jogos do gênero entre outras características.


Naturalmente, ele não é  como uma superprodução AAA como os jogos da SquareEnix, porém já é um passo muito importante, com um valor muito mais simbólico. Se o jogo conseguir se sair bem, a publicadora Ghostlight prometeu continuar com as adaptações para PC, abrindo as portas para outras empresas arriscarem este terreno. Então o que precisa ser feito para que nós possamos começar a desfrutar de jogos de jRPG para PC? Não muito, apenas divulgação. Que tal ir lar votar no projeto, e ainda ir além disso? Pesse o link no final do final deste paragráfo para seus amigos que gostam do gênero ajudarem com este apoio. Tenho certeza que se houver mobilização da galera e popularização destes pequenos títulos, não vai demorar muito para começarmos a ver jogos grandiosos chegando. Chega deste jejum e viva aos jRPG! :D

LINK PARA GREENLIGHT:
http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=136433118
AJUDE ESTA CAUSA! VOTE NO JOGO! É FÁCIL E DE GRÁTIS XD

Fico pensando, qual título a galera mais gostaria de ver para os computadores? Jogos da série Tales of, Shin Megami Tensei, Final Fantasy? Deixa sua opinião e suas ideias que possam ajudar a popularizar o gênero entre os PC gamers e mostrar que também somos consumidores das produtoras orientais.

[ATUALIZAÇÃO]

O Jogo foi violentamente votado na Steam Greemlight e já esta aprovado para ser publicado na plataforma. Obrigado a você que colaborou com o seu voto e agora é aguardar a facada no preço confirmação do dia de lançamento do jogo e ver se a Ghostlight vai trazer mais jogos, conforme o prometido xD

Fontes: Wikipédia Steam GamesBeat