03/06/2013

Tardígrados: Animal Bizarro e Resistente capaz de Sobreviver no Espaço

Esta criatura é capaz de suportar temperaturas extremas, sobreviver no vácuo do espaço e ainda entrar em um estado de "hibernação" que pode durar milênios e depois reacordar normalmente.




Alien Animal ET Inseto Monstro



Tudo bem, para alguns, este artigo é extremamente aleatório e não representa nenhum tipo de novidade, porém, acredito que muitas pessoas não conheçam tal criatura bizarra, e achei valida a ideia de trazer um pequeno artigo falando sobre este bicho estranho e surreal.




Mas o que é um Tardígrado?


Também conhecido como Urso-D'agua, ele é uma espécie de pequeno animal, que tem certa relação com os artrópodes, que pode medir de 0,1 mm a 1,5 mm e pode ser encontrado em diversas partes do planetas, em ecossistemas extremamente variados: indo desde a geleiras do polos terrestres aos países tropicais da linha do Equador, apesar de preferirem climas úmidos.


Existem diversas espécies destas criaturas, costumam se alimentar de células de outros seres vivos, como algas e pequenos invertebrados e normalmente elas são capazes de sobreviver apenas algumas semanas, porém, os aspecto mais emprisionante deste animal simpático é sua forma de "hibernação".



Alien Animal ET Inseto Monstro



Tardígrados: Criatura Imortal?


Quando as condições do ecossistema para esta criaturas não estão muito favoráveis, os Tardígrados entram em um estado especial chamado de Criptobiose. Neste estado, o pequeno animal se contrai, se livra de quase toda a água em seu organismo, se recobre em cera e para por completo seu sistema vital. Deste modo ele adormece e espera as condições temporais serem mais apropriadas para continuar a viver.


Contudo, é nesse estado de Criptobiose que a criatura surpreende por ter uma resistência ~sobrenatural~ em diversos aspectos. Neste estado, a criatura é capaz de viver em temperatura extremas que vão desde -200ºC à 150ºC. Ele também pode aguentar o vaco do espaço e a pressão de até 1200 atmosferas! (Goku?)


Não é o bastante? O Tardígrado pode sobreviver ainda a graus elevadíssimos de radiação, cerca de 1000 vezes mais que um ser humano comum seria capaz de aguentar.


Outra coisa surpreendente é o tempo de pode durar esta "hibernação" que vai de 0 até tempo indeterminado. Isso mesmo, não se sabe ainda qual o limite de tempo que estas criaturas podem sobreviver neste estado, mas já foi encontrada uma folha congelada com 2000 anos de idade, cheia destas criaturas curtindo uma soneca milenar que voltaram a ficar vivas como acabassem de ter tirado aquela soneca depois do almoço...



Alien Animal ET Inseto Monstro



Tardígrados: Seres Alienígenas?


Quatro Espécies deste animais foram levadas ao espaço, e durante 10 dias elas foram expostas aos perigos do espeço, sem nenhum tipo de equipamento para protege-las (o que destruiria um ser humano rapidamente) e boa parte das criaturas sobreviveu a experiência. Os Raios Ultra Violetas deveriam destruir seu DNA, mas de alguma forma elas conseguiram se adaptar a este problema, e cerca de 10% das sobreviventes conseguiram se reproduzir e eclodir ovos sem problemas, após saírem de seu estado imortal para um ambiente mais amigável.


Mas o que é mais surpreendente, é que nada na Natureza terrestre é tão Overpower como esta criatura e não existe local na terra onde possa ser possível testar suas habilidades, nem no mais profundo oceano, nem no mais gélido ambiente, nem mais quente deserto, nada na Terra é capaz de testar suas reais capacidades. É como se eles fossem muito mais do que deveriam realmente ser, e nada na natureza recebe tais características "desnecessárias". Este é um dos aspectos que mais fascina a comunidade cientifica sobre este filo de criaturas, e o que podem nos trazer uma hipótese bem curiosa: será que estas criaturas são realmente terrestres? 



Alien Animal ET Inseto Monstro


Agora fala se este bichinho semi-imortal não mega fofo *---* Deixe um comentário postando sua impressão ;D


Fontes: Astronoo Wikipedia