07/01/2014

Claymore: "Espadada no Demônio!" (Anime / Mangá ) - Lukan Recomenda

Lutas Sangrentas, Conspirações, Desespero e altos níveis de Tensão o aguarda neste anime/mangá adulto de "Caça aos Demônios".




Originalmente, Claymore é um Mangá escrito e ilustrado por Norihiro Yagi, e devido o sucesso, o mesmo ganhou uma adaptação em anime feito pelo estúdio MadHouse que segue muito fielmente à história original, até um certo ponto, e sofre alterações no ponto próximo onde se encerra a animação.



[Aviso: Claymore é um anime/mangá com temática pesada (violência / nudez parcial). Falando de forma politicamente correta, esta obra é indicado para os que tem 16 anos de idade ou mais] 

Claymore - A História


A História se passa em um mundo fictício de atmosfera medieval, onde existem diversos vilarejo independentes espalhado pelas cinco regiões de um grande continente. Neste ambiente, existem temidas criaturas conhecidas como Youmas, que vivem escondidas e misturadas entre os humanos e alimentando-se de suas entranhas quando necessário. Normalmente nenhum humano pode vencer a força destes poderosos demônios, que além do enorme poder, também detêm a habilidade de transformar sua aparência, o deixando igual às suas vítimas.


Clare na Cidade Sagrada de Rabona / Créditos: Norihiro Yagi

Como resposta a estes ataques, uma misteriosa organização, começou a criar guerreiras mestiças para enfrentar esta ameaça. Usando carne e sangue de Youmas em pequenas meninas e treinando-as exaustivamente até atingirem uma idade mais avançada, a organização começou a criar as temidas "Claymores", que ganharam este nome entre os humanos dos vilarejos, devido a enorme espada que elas detêm e conseguem manejar apenas com uma mão, um feito impossível para maioria dos humanos. Durante a metamorfose, as garotas adquirem cabelos brancos e olhos prateados, e algumas ainda, adquirem orelhas pontudas no processo. Estas guerreiras são fortes por natureza, e podem expandir seus poderes conforme liberam seu poder Youma. Elas vagam, geralmente sozinhas, de vilarejo em vilarejo, destruindo Youmas, enquanto membros da organização passam pelas cidades salvas para fazer coleta de dinheiro pelo serviço prestado pela "Bruxa de Olhos de Prata", este sendo outro nome utilizado para as guerreiras mestiças, que apesar de serem as salvadoras dos humanos, são temidas pelos mesmos, afinal, elas ainda são metade Youma.

Durante a história, somos apresentado a rotina de Clare, uma claymore que apresenta diversas peculiaridades, que de certa forma, esta ligado a todo o universo misterioso que acolhe a trama, que segue em um ritmo interessante, pois conta com muitos segredos intrigantes, lutas desesperadoras e personagens profundos e cada vez mais poderosos.


Alguém ajuda essa moça que ela não esta muito bem /
Créditos: 
Norihiro Yagi

A História se torna ainda mais madura mostrando que nem sempre o bem vence, e em vários casos, nem podemos saber qual lado representa o bem eu o mal dentro de um combate, graças a grande quantidade de personagens e a história controversa de cada um.


Claymore - A Arte


Os traços desta obra são bem singulares e contam com suas próprias características, sendo o traços do mangá que recebem maior detalhamento e naturalmente é mais bonito. Como o anime é voltado ao público adulto, os personagens tem suas aparências mais humana, com lábios maiores e olhos menores do padrão "Mangá Otaku" que a maioria esta acostumado.

Aparentemente, o fato de quase todas as Claymores possuírem a mesma cor de cabelo, olhos e utilizarem mesma roupas, faz parecer difícil diferenciar uma personagem da outra,  mas o responsável pela obra, Norihino Yagi, conseguiu dar vida e diferenciação para cada uma das guerreiras apenas com os designs do cabelo e da face e, em raros casos, na proporção corporal.


Outro destaque na arte do Anime/Mangá fica por conta dos Designs das criaturas. No inicio somos apresentados apenas a demônios genéricos, mas ao desenrolar da história, várias novas criaturas diversas começam aparecer, e cada uma com visuais que variam entre bizarramente legais e criaturas fantásticas (principalmente se tratando do mangá).
Exemplo de Demônio Estiloso / Créditos: Norihiro Yagi


Claymore - Músicas


A Trilha sonora do Anime não tem nenhum tema memorável, porém as músicas sinfônicas com temáticas medievais cumprem bem o seu papel, e conseguem transmitir de forma clara o sentimento de tensão que ronda a história.

Já sobre a abertura e fechamento, temos duas músicas muito boas. A Abertura "Raison d'être" é tocada pela banda de Visual Kei Nightmare (mesma banda que toca a primeira abertura/fechamento de Death Note) uma música imponente e com um ritmo que beira estantes pela morosidade, mas que quase sempre esta remetendo sensações como desafio e rebeldia, porém, apesar de ser uma música muito boa e de ter encaixado bem com a animação, acho que não foi a escolha perfeita para a temática do anime.


Abertura: "Raison d'être" por Nightmare


Fechamento: "Danzai no Hana ~ Guilty Sky" por Riyu Kosaka
 
Já, o fechamento é uma "melodia magica" executada pela Riyu Kosaka chamada "Danzai no Hana ~ Guilty Sky", com uma rica produção, cheia de elementos e instrumentos, sendo um tema medieval e se encaixando perfeitamente a proposta da história. Com um verso que traz sentimento intrigantes e que vai evoluindo para uma melodia que traz coragem e libertação, sem dúvidas, é a melhor música relacionada ao durante o anime.


Claymore - Anime Vs. Mangá (Diferenças)



Miata (Uma das personagens
mais marcante do mangá)
/ Créditos: 
Norihiro Yagi
Naturalmente, na hora de escolher a mídia a qual a gente quer acompanhar uma série japonesa, nós nos interessamos pela versão animada, mas infelizmente, o anime do Claymore apresenta apenas os primeiros fatos da história. São 26 episódios que representa em média 30% dos mangás já publicados, e isso não quer dizer que o anime é raso, pelo contrário, muita coisa acontece na animação, o suficiente para te motivar a ler o mangá.

Com final prematuro, o anime em seus últimos episódios acaba forçando situações improváveis e vai fugindo da história original, entregando um final mediano e completamente fora do contexto quando comparado ao mangá.

Minha recomendação é a seguinte: Para quem tem tempo e não se convenceu que é uma boa história, assista o anime até o fim e se gostar e quiser ver o verdadeiro desfecho da história, parta para o manga. Se você tem pouco tempo e gostou da premissa da história, parta direto para o mangá, que é muito bom, e para mim, não decepcionou em nenhum aspecto.

Detalhe que o mangá continua a ser lançado, e com as reviravoltas da história, se o autor quiser usar todo o universo que criou, teremos mais Claymore até 2020, mas acho que ele pretende encerrar o mangá em breve, encerrando apenas a trama principal, mas vai saber...
Riful e Dauf / Créditos: Norihiro Yagi


Claymore - O Veredito


O Principal trunfo desta obra são os vários acontecimentos e revelações que vão acontecendo conforme a história e infelizmente eu não posso falar muito sobre isso, pois acabaria sendo spoiler, assim ficando difícil de explicar para vocês de que o Anime, e principalmente o Mangá, vale a pena. Mas quem gosta de elementos medievais, tensão e cenas épicas (no sentido f#d@ da coisa), certamente vai se entreter com Claymore e seus personagens memoráveis.

Curiosidade: Durante minha série de Gameplays de Terraria 1.2 eu estive construindo uma casa dentro do jogo inspirado no formato da espada Claymore de Clare, veja o vídeo mostrando a casa ou veja imagens por esta postagem do blog.